Aleijadinho 3D

Projeto desenvolvido para o Museu de Ciências da USP, de imersão em realidade 3D da obra do artista mineiro Aleijadinho.

Explorando os 12 Profetas de Aleijadinho – Uma visita em 3 dimensões

A plataforma virtual – disponível no endereço http://mc.prceu.usp.br/aleijadinho desde 15 de fevereiro – resgata a arte barroca com textos, imagens e vídeos sobre as obras de Antônio Francisco de Lisboa – o “Aleijadinho” – após 200 anos de sua morte (1730-1814); possibilitando interação das modelagens 3D para melhor visualização do conteúdo da mostra. Lembrado pela originalidade de suas produções – a maioria lapidada em madeira e pedra-sabão – o artista é considerado um dos maiores expoentes da arquitetura colonial brasileira. As esculturas de Isaías, Ezequiel, Jeremias, Daniel, Oseias, Jonas, Joel, Baruc, Amós, Abdias, Naum e Habacuc passaram por processo de mapeamento e digitalização (também detalhado no site) em meados de 2013; uma realização da USP e parceiros nas cidades de Ouro Preto e Congonhas (MG).

Cada um dos 12 profetas possui texto explicativo sobre as vestimentas e traz dados técnicos de tamanho e disposição no espaço original. Os textos foram realizados em parceria com o professor Percival Tirapelli, considerado o maior entendedor de barroco do Brasil

Segundo Marina Mitiyo Yamamoto, diretora do museu, a experiência também é um marco para a instituição: “Atendendo sua concepção para atuar em rede, valendo-se de todas as modalidades de interação com a sociedade na difusão das ciências exatas, humanas e naturais, da tecnologia e das artes, o Museu de Ciências da USP aceitou o desafio da concepção, inédita para essa instituição, de uma exposição virtual, recurso ainda pouco explorado no Brasil e em fase de expansão no mundo”.


Layout responsivo

Acessível a dispositivos móveis em tecnologia touchscreen.

Interação com o espectador

Simulação de visita pessoal às esculturas

Conteúdo rico e acessível

Glossário das palavras técnicas encontradas nos textos

3D

Acesso virtual das obras em 360º